ABELHA IRAPUÁ

=  ABELHA IRAPUÁ =

TRIGONA SPINIPS

Ficheiro:Irapuã - REFON .jpg

A irapuã (Trigona spinipes) é uma abelha socialbrasileira da subfamília dosmeliponíneos, de coloração negra reluzente e extremamente agressiva.

Não possui ferrão, nem dá picadas, quando muito se enrosca no cabelos das pessoas. Mede de 6,5 mm a 7 mm de comprimento, com pernas ocreadas e asas quase negras na metade basal e mais claras na metade apical.

O ninho globoso, com meio metro de diâmetro e coloração marrom, é construído entre os galhos das árvores, É encontrada nos estados de, Santa Catarina São Paulo, Paraná, Mato Groso, Acre, Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará. Também é conhecida pelos nomes de abelha-cachorro, abelha-de-cachorro, abelha-irapuá, abelha-irapuã, arapica, arapu, arapuá, arapuã, aripuá, axupé, caapuã, cabapuã, enrola-cabelo, guaxupé, irapuá, mel-de-cachorro, torce-cabelo, cupira, e urapuca.

Na região Sul do Brasil, especificamente em Santa Catarina, Esta abelha procura os lugares mais altos para fazer seus ninhos,  e geralmente encontrada no alto de pinheiro araucária, inbuia, caneleira e demais árvores, seu ninho mede de 50 cm a 1 metro.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!