Porque criar ab. Indígenas

 

  CRIAR ABELHAS SEM FERRÃO DA RETORNO FINANCEIRO E É UMA TERAPIA     

As abelhas nativas não possuem ferrão, e por isso são chamadas de mansas. Resulta daí que ela não leva medo às pessoas que querem iniciar a atividade, podendo ser feita tanto por adolescentes quanto por adultos e idosos. Elas são mais fáceis de ser trabalhadas e podem ser criadas perto da casa.

A proposta de trabalhar com abelhas sem ferrão tem como referência sua importância na preservação de sua espécie e na flora nativa. Ela se destaca quanto ambientalmente e econômicamente.

É imprescindível para a polinização de diversas espécies nativas. De 40% a 90 % das espécies nativas são polinizadas por abelhas melíponas. Elas são mais eficientes na polinização do que as abelhas “européias”. Elas também são adaptadas a condições de estresse, com consumo reduzido de água, o que as torna apropriadas também para criar em regiões seca.

O mel dessas abelhas é “mais medicinal” em função da concentração de um antibiótico natural (inibina) ser mais elevada e de visitar diversas plantas nativas para coleta de pólen. A geoprópolis também tem uma ação medicinal maior que o da “européia” pois alia o poder da própolis com o da argila.

custo inicial de instalação é baixo, pois só necessita das caixas para abrigo, e na compra de enxames.

De forma geral, o preço de seus produtos (o mel e a geoprópolis) tem uma boa cotação no mercado, podendo ser comercializado localmente quanto exportado.

 

Treis receitas principais poderão ser retiradas da meliponicultura: a venda do mel, que tanto regionalmente quanto nos grandes centros tem grande aceitação, com o preço do mel bem elevado em relação ao mel da api, esta em torno de 50,00 o litro. Outra fonte de receita é o aproveitamento da geoprópolis, que pode ser usada como fitofármaco tanto para o autoconsumo quanto para a venda in natura ou transformada em extrato, e o Pólen que contem os elementos principais da vida.


 

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!