Abelha do Solo e mod. de caixa

= ABELHAS DO SOLO =

= ABELHA SCHWARZIANA QUADRIPUNCTATA =

 

 

= Abelha Schwarziana Quadripunctata =

= Mel do Chão ou Mel do solo = 

Esta é uma abelha muito mansa a qual visita a copa das árvores para a coleta de néctar e pólen, A entrada de sua morada é um pequeno buraco no solo, podendo ter uma pequena elevação de terra, Internamente a entrada é revestida de cerume.

O ninho é circundado por um invólucro que tem sua forma característica. Os discos de cria são em espiral ou paralelos, As células de crias são construidas sucessivamente, isto é, ao mesmo tempo há células em construção em vários estágios, desde iniciais até final.

Em colónias fortes, até 13 células são construidas simultaneamente, Uma característica interessante é que, nesta espécie, há rainhas pequenas, médias e grandes, isto é, rainhas podem ser criadas em células normais e em células reais.

Os machos podem aparecer em grande quantidade, permanecendo agrupados nos locais aquecidos do ninho. O alimento, mel e pólen, é armazenado em potes ovoides com cerca de 3 cm de altura.

O mel é muito saboroso, alguns consumidores deste mel deixam o ninho enterrado no seu local de origem, e no meio das floradas colhem o mel produzido

 

Esta espécie de abelha pode ser encontrada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Gois, Espirito Santo e na Bahia.

Essas abelhas fazem suas moradas em, buracos no chão, em ninhos de formigueiros abandonados, buracos no solo deixado por raizes de árvore apodrecida, Elas prescisam de uma melhor termoregulação de seu ninho, Criadas em caixas racionais sobrevive em torno de 1 ano, Produz um mel de excelente qualidade.

O Sr Pedro Martini de Campo Bom (RS) cria esta espécie á vários anos com sucesso, atribui-se parte deste sucesso por estarem em ligação com a terra através de um cano de pvc acoplado ao fundo da caixa e preenchido com terra, por onde as abelhas passam e fazem uso deste espaço. 

 

= MODELO DE CAIXA PARA ABELHA DE SOLO =

 


Invenção do Sr. Francisco das Chagas: A conexão entre o solo e a caixa foi confeccionada especialmente para as abelhas uruçu do chão e está sendo testada na sua região de origem. Foto Marilda Cortopassi-Laurino.

 

 

 
 

 

  

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!