.

12/10/2009 21:51

Ataque de lesma Ab. Mandaçaia.

Amigo visitante, quero comentar que em 22 anos na atividade de Meliponicultor, tive vários tipos de ataque em meus Meliponarios, mas de lesma, é a primeira vez.

Descobri por acaso, tinha feito uma multiplicação, e a noite fui dar uma verificada como estava, eu não acreditava no que estava vendo, uma lesma estava entrando dentro da caixa, fui observar outras caixa mais forte e com rainha, la estava o mesmo problema.

Para resolver a situação fui a caça, por várias e várias noites, la pelas 20 horas matava as lesma mais pequena, e 2 horas da madrugada, pegava as grandes de ( + - ) 10 cm, isso mesmo, senhoras lesmas.

No momento a situação já está controlada, não sei ainda, se as lesmas estavam comendo as abelhas ou era pelo mel.

 

—————

Voltar