.

12/10/2009 21:21

                                                                = ABELHA TUBUNA =

A abelha tubuna, tambem conhecida por abelha mandaguari tubuna, esta abelha pertence ao grupo das trigonas, não contem ferrão, para fazer multiplicação e nescessário ter uma realeira em formação, A vários casos de tentativa de multiplicação sem susseço, pois é desmanchado a cobertura do ninho e não encontra a tam esperada realeira, este fato é normal.

Esta espécie de abelha é bastante agressiva, quando o enxame é forte, só o fato de chegar em frente de sua morada, pode correr que o ataque é certo. Quando for fazer multiplicação de dia, aconselho usar máscara de apicultor, para que o trabalho seja tranquilo.

Esta abelha não tem veneno, mas ao atacar solta um grude( cera mole) principalmente nos cabelos, e mordisca com suas mandíbulas, O mais interessante e que quando esta abelha toca em voce, pode se enconder em quanquer lugar num raio de 20 metros que elas vão te achar pelo cheiro de ataque deixado pela primeira abelha que o atacou. Eu recebi um ataque desta abelha e entrei no meu paiol uns 10 metros da caixa, quando abri a janela, La estavam elas me esperando para novo ataque.

 

Uma Senhora me presenteou com uma colônia desta abelha, pois não conseguia cortar a grama num raio de 6 metros em redor da morada da abelha tuvuna.

 

Pelo seu pequeno porte e considerada grande produtora de mel, em caixa racional já foi colhido 6,8 litros de mel no ano, mais o mel deixado para à alimentação das abelhas, podemos considerar 8 litros de produção. A produção de mel sempre depende de lugares de boas floradas.

 

Esta espécie de abelha do gênero trigona, eu não considero em extinção, pois solta enxame e viaja a mais 1 km a procura de nova morada, sendo que a maioria das vezes a nova morada já estava selecionada pelas abelhas campeiras.

Esta abelha aceita vários tipos de lugar para morar, caixas de madeira velhas, ocos em arvore e nos muros, tambem ja consegui pegar em caixa isca, a caixa não era para ela, era para a Ab. Mandaçaia, mas tudo bem.

—————

Voltar