=ABELHA MANDAÇAIA DA TERRAS=

26/10/2009 16:47

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

A Mandaçaia da terra e bem diferente da Mandaçaia Melipona Quadrifaciata, esta abelha tambem é conhecida por Uruçú do chão, Mandaçaia do chão, tambem é conhecida em alguns lugares do sul do Brasil pelo nome de avuíra.

Esta abelha ocorre nos seguintes estados, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goias Espirito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondonia, Piaui, Pernanbuco, Bahia, No Nordeste brasileiro há registro desta espécie no Ceará ( Nas chapadas de Ibiapina e Araripe ).

O seu Mel e muito saboroso apreciado por todos que o esperimentam, por este motivo é considerado uma abelha rára que está na lista de extinção, pois quando o homem sertanejo localiza sempre destrói o ninho a procura do mel, muitas vezes sem maldade como não tem conhecimento, tem em mente que o enxame vai a procura de outra morada, Sendo que isto não acontece, pois como a rainha não vôa o enxame se amontoa e fica ali mesmo, e em seguida vem outros predadores, formigas, pássaros etc....

Esta abelha nidifica no solo (no chão) em cavidades de raizes que apodreceram, em ninho de cupins ou de formigas que estão abandonados. Muitas vezes está localizada a entre 50cm a 4 metros de profundidade, O solo pode ser argiloso ou pedregoso, cobertos por gravetos ou folhas, ou totalmente na terra limpa.

Externamente visualisa-se apenas uma torre de barro, que pode variar de 3 cm de altura e até 9 cm de largura, Entretanto se o ninho tiver localizado em lugar de passagem de outros animais, ou pela ação humana (queimadas aragem da terra) esta torre pode ser frequentemente destruida.

Algumas pessoas tentam manter as abelhas da terra em caixas ou colméias racionais de madeira, que são colocadas ao ar livre. Porém elas não sobrevivem muito tempo nessas condições, acredito eu, que essas abelhas não estejam adaptadas a viver em contato com a madeira e, muito menos quanto a colméia racional que é colocada ao ar livre, pois quando estão fora da terra há grande dificuldade dessas abelhas e de manter o controle térmico de seu ninho, e com isso, as púlpas morre mais, do as que nasce.

Já existe modelos de caixa para esta abelha, de madeira ou de tijolo, Na verdade são duas caixas uma bem grande e outra menor, no meio das duas coloca terra ou barro deixando um orifício de saida, Se esta caixa ficar sempre coberta deve ser molhado a terra. esta espécie é pouco estudada até o momento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

= MODELOS DE CAIXAS PARA ABELHA DO CHÃO=

 

—————

Voltar