ABELHA LIMÃO

Webnode

= ABELHA LIMÃO =( Lestremelita Limão )

=  Conhecida no Sul do Brasil por Mandurin de Sete Porta  =

A abelha limão é a única detestada pelos meliponicultores, esta abelha vive de pilhagen, sempre roubando alimentos de outras abelhas, trigonas e meliponas, quando vai se multiplicar invade outra colonia e se instala fazendo ali a sua nova morada, A tática de ataque e tam perfeito que a natureza deu a ferramenta nescessária para ser sempre a vitoriosa.

Esta abelha ao atacar a sua adversária, souta um cheiro igual a folha de limão, como a maioria das abelhas se orientam pelo cheiro de sua colonia e de suas irmãs, ficam confusa e acabam se atacando a si mesma, Observei este fato em um dos ataque desta abelha em Abelha Mandaçaia de meu meliponário.

Quando atacam para roubo, o ataque é rápido, e a intenção não é destruir a colonia por completo, pois pretendem voltar, para nova pilhagem. Quando é para fazer sua nova morada, é observado minutos apos o ataque, o inicio de um novo pito de entrada, este é o sinal de destruição total da colonia.

À abelha limão também sofre baixas, pois quando a mandaçaia pega com suas mandíbulas forte, praticamente atora a abelha limão no meio, só que em seguida uma de suas irmãs, não contamina pelo cheiro da ab. limão, ataca e as duas morrrem no chamado abraço da morte.

O meliponicultor pode intervir e salvar a sua abelha mandaçaia, da seguinte forma, pega a caixa que esta sendo atacada e leva a uns 10 metros do local,  abre a tampa e mata as abelhas limão, tomar cuidado para não tocar com o dedo em outra abelha mandaçaia , tampa e aguarda alguns minutos e abre novamente, pois ao abrir as abelhas limão se esconde em baixo do ninho, quando fecha com a tampa elas sobem para cima. só retorna a caixa no lugar quando não tiver abelha limão no local.

Na saida da morada desta abelha, (lestremelita limão )à varios pitos em forma de dedos, e só um esta ativo, estes pitos não são para bonitos, é uma tática de defeza de predadores como formigas etc.  Se amassar o pito de saida desta abelha, logo em seguida começa a preparar outro, pois ela tem várias opções.  Como esta abelha vive de roubo, esses pitos alternativos, é indício de que realmente é uma ladra, por fazer saidas alternativas.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!